A regulação emocional é o processo em que a pessoa modifica quando e como deve expressar e vivenciar as suas emoções. Podemos fazer isso de propósito ou não, para controlar alguma emoção no momento. Precisamos regular nossas emoções com grande frequência: controlar a raiva para não sermos agressivos com alguém ou o medo antes de uma apresentação. Mas como podemos regular nossas emoções?
Nós podemos usar cinco processos de regulação da emoção, são eles: seleção de situação, modificação de situação, atenção posicionada e reavaliação cognitiva e a modificação da resposta gerada. Cada uma dessas estratégias pode ser usada quando estamos em uma situação que precisamos regular as emoções.
Por exemplo: Imagine uma pessoa acabou de saber que suas férias foram canceladas, e mesmo com raiva do chefe por ter feito isso, tem que fazer uma apresentação no trabalho em minutos. Nesse caso, o que pode ser feito: evitar a apresentação, criando uma dor de barriga (seleção da situação: evitar certas pessoas ou lugares), mas isso pode ser prejudicial para seu desempenho na empresa; outra estratégia é conversar com o chefe, falar do pacote de viagem já comprado ou das férias das crianças que não podem ser adiadas, qualquer coisa que possa ajudar a mudar a decisão (modificação da situação: modificar uma situação para alterar o impacto emocional que ela possa gerar)
Mas lembre-se, regular a emoção não é colocar uma máscara e mostrar o que o outro quer ver. Apesar disso ser necessário as vezes, não é o que devemos ter em mente na hora de regular nossas emoções!